Carlos Clay

Detalhamento da NFe


Emitindo uma Nota Fiscal eletrônica

Para emitir uma NFe siga alguns passos adiante conforme mostras as janelas.

 

Configure o sistema antes de emitir a primeira NFe

Antes de emitir a primeira NFe, precisamos informar ao sistema as configurações necessárias para que a mesma seja emitida. Veja abaixo a janela de configuração com as seguintes abas:

 

 

 

A cidade de seu Cliente precisa estar codificada corretamente para que a NFe seja emitida:

Após ter configurado a NFe, feche a janela de configuração, verifique se o cadastro de cidades esteja com o código do IBGE devidamente preenchido em cada cidade em que seu cliente esteja.

 

Para acessar o cadastro de cidades vá ao menu principal do SGE em "Cadastros / Localidades / Cidades"

O código de Ji-Paraná é 1100122, na tabela do IBGE o primeiro e o segundo dígito é o código do estado e o restante 00122 é do município. Então para emitir a NFe é necessário que esses números estejam concatenados para conseguir concluir a emissão.

Faça o download do arquivo da Tabela do IBGE onde consta as cidades do Brasil

 

Empresa optante pelo Simples Nacional

Para as Empresas optante pela modalidade do Simples Nacional, existe uma configuração no sistema para informar mensalmente o percentual do mês referente a média de vendas. Caso a empresa seja optante por outra modalidade (Lucro presumido ou Lucro real) entre em contato com nosso suporte técnico para mudar essa configuração e não precisará usar esta tabela. Para acessar o cadastro conforme é mostrado na figura abaixo, no SGE clique em "Cadastros / Outros / Tabela de médias para o Simples Nacional".

 

Instale e registre a capicom.dll

Para visualizar o certificado, é necessário instalar uma DLL da Microsoft. O link abaixo entrará no site da Microsoft para fazer o download da DLL.

http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?displaylang=pt-br

Outra versão da capicom (opcional)

https://wwws.prodemge.gov.br/images/stories/exe/capicom.exe

Registre a DLL no Windows

Após ter instalada a DLL, abra o prompt de comandos do windows, execute o seguinte comando: C:\>regsvr32 "c:\Arquivos de programas\Microsoft CAPICOM 2.1.0.2 SDK\Lib\X86\capicom.dll"

Consulte a NFe no site da receita

Caso tenha alguma dúvida sobre a veracidade de alguma NFe recebida, existe um link para o portal da receita federal para verificar a sua autenticidade.

 

Consulte uma NFe no Portal Nacional da Nota Fiscal eletrônica do ministério da Fazenda.